segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ATIVIDADES DO CURSO



No intuito de ampliar a missão do Curso de Letras, diversos eventos e projetos têm sido promovidos para docentes, discentes e comunidade local.


Os critérios adotados para a realização das temáticas a serem abordadas nessas atividades são os saberes científico-cultural-pedagógicos que dialogam com a matriz curricular do curso, em consonância com as exigências da comunidade local e do mercado de trabalho:

1) Letras (IN) foco

-Objetivos: promover a extensão do conhecimento para acadêmicos de Letras, propiciando integração com professores, escritores e pesquisadores ligados à área das linguagens e cultura. Propiciar a participação de acadêmicos nos Saraus literários.
- Público-alvo: gestora, graduandos, professores e comunidade
- Periodicidade: 5 vezes ao ano
- Carga horária: 3 horas (cada encontro)
- estrutura: 2 palestras ou workshops, momento cultural, lançamento de livros e café literário


2) (Con)fluência em Letras:

- Objetivos: estimular o acadêmico, antes mesmo do exercício do estágio, a planejar e ministrar aulas de reforço ou minicursos, em instituições escolares de Ensino Fundamental e Médio, como forma de este conhecer o espaço de trabalho e aplicar as teorias estudadas em classe. Este projeto é orientado por professores de Língua Portuguesa, Inglesa, Literaturas, Didática, Prática de Formação Docente, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Psicologia da Educação. A proposta se enquadra nas aulas diluídas de Prática de Formação Docente.
- Público-alvo: acadêmicos de Letras e alunos da educação básica das redes estadual, municipal e particulares.
- Periodicidade: três meses a cada semestre
- Carga horária SEMANAL: 1: 30 h
- estrutura: organização do projeto pelos professores; apresentação do mesmo à gestora do curso; apresentação de ofício da escola interessada na execução do projeto para a FIC; seleção de graduandos para a participação do projeto; encontro dos graduandos com os professores orientadores, para planejamento de aulas, diretrizes de trabalho e diálogos; execução do projeto nas escolas; avaliação do trabalho por todos os envolvidos; registro de todo material para fins de arquivo departamental.

3) (Con)fluência na Língua:

- Objetivos: promover condições de nivelamento do conhecimento teórico e prático do graduando nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa dentro das perspectivas do Ensino Superior.
- Público-alvo: acadêmicos de Letras
- Periodicidade: semestral
- Carga horária SEMANAL: 3 horas
- estrutura: Plano de Ensino organizado a partir das deficiências de aprendizagem dos alunos; aulas ministradas pelos próprios professores de Letras; acompanhamento da evolução dos alunos, através de avaliações contínuas.

4) Cursos de Extensão

- Objetivos: promover a extensão do conhecimento, através de diferentes disciplinas ( semiótica, análise do discurso, retórica, rodas de leitura, teorias literárias, revistas de cultura no país, psicopedagogia, folclore, manifestações culturais locais, etc)
- Público-alvo:acadêmicos e docentes do Curso de Letras e de outras graduações da FIC; graduandos de outras instituições de ensino; egressos, professores atuantes e comunidade (alunos do 3º ano de Ensino Médio).
- Periodicidade: aos sábados (semanalmente ou quinzenalmente)
- Carga horária SEMANAL: de 2 a 8 horas
- estrutura: projeto e Programa de Ensino; divulgação para o público-alvo; lista de adesão dos interessados; execução do curso e emissão de certificados a partir da verificação da frequência.

5) Concurso de Redação Interno ( acadêmicos de Letras) e externo (alunos de 3º ano do E.Médio) em parceria com o Diretório Acadêmico de Letras

- Objetivos: incentivar o domínio da leitura e da escrita através da participação dos alunos em concursos literários.
- Público-alvo:acadêmicos do Curso de Letras
- Periodicidade: anual
- Carga horária : 1 hora
- estrutura: organização de folder explicativo, contendo informações sobre o concurso pelos membros do D.A; divulgação para as turmas; busca de parcerias; organização do evento para a entrega da premiação.


6) Iniciação à pesquisa em Letras em parceria com o NEPPID (Núcleo de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação, Informação e Divulgação).

- Objetivos: estimular a pesquisa científica, bem como a publicação de livros.
- Público-alvo:acadêmicos de Letras
- Periodicidade: anual
- Carga horária SEMANAL: 10 horas
- estrutura: projeto e Programa de Ensino; divulgação para o público-alvo; lista de adesão dos interessados; execução do curso e emissão de certificados a partir da verificação da frequência.

7) Programa social – “Juntando as Letras ”

- Objetivos: desenvolver no corpo docente e discente de Letras a cidadania através de prestação de serviços voluntários à comunidade estudantil das redes públicas, através de minicursos, que difundam o conhecimento, visando à valorização do ser humano e o seu desenvolvimento social.
- Público-alvo:alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e Médio ( 3º ano)
- Periodicidade: semestralmente, durante a semana, à tarde ou aos sábados.
- Estrutura: projeto e Programa de Ensino; divulgação para o público-alvo; lista de adesão dos interessados; execução do curso e emissão de certificados a partir da verificação da freqüência; registro através de fotos.

8) Participação na Semana da FIC

- Objetivos: integrar todos os graduandos da FIC, através de atividades como palestras, oficinas, painéis científicos, comunicações de acadêmicos e professores, lançamento de livros e revistas acadêmicas, bate-papo com escritor, etc
- Público-alvo:alunos de Letras e de todos os cursos de graduação da FIC e de outras instituições escolares; egressos e comunidade em geral.
- Periodicidade: em novembro
- Carga horária SEMANAL: 20 horas

Por ser flexível, novas atividades poderão ser implementadas, a partir de diálogos estabelecidos e parcerias realizadas.


Nenhum comentário: