sábado, 30 de janeiro de 2010

Iniciação Científica em Letras

Monografias:

DOIS COLÉGIOS, UM OBJETIVO: Língua Portuguesa em escolas-referência de Cataguases.

Professor orientador: Prof. Dr. Joaquim Branco Ribeiro Filho.

Ano: 2007

Resumo

As escolas-referência de Cataguases, segundo a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais: A Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto e a Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto. Pesquisa com o intuito de avaliar dados sobre ambas as instituições para traçar-lhes um perfil e ao mesmo tempo produzir resultados e possíveis soluções para os problemas porventura existentes. Produção de questionários e sua aplicação aos alunos, professores e diretores.

Palavras-chave: Escolas-referência. Cataguases. Avaliação por questionários e entrevistas.


O COLÉGIO DE APLICAÇÃO EM CATAGUASES: Criação, estrutura, projeto, metodologia e funcionamento

Professor orientador: Prof. Dr. Joaquim Branco Ribeiro Filho.

Ano: 2007

Resumo

Amostra do perfil do Colégio de Aplicação, da FIC – Faculdades Integradas de Cataguases, por meio de seu histórico, sua estrutura e proposta pedagógica. O processo de ensino-aprendizagem como teoria e prática. Entrevista com a diretora da instituição com o objetivo de obter informações importantes sobre a criação e funcionamento da escola. Demonstração e análise dos dados obtidos e conclusão.

Palavras-chave: Colégio de Aplicação. Ensino-aprendizagem. Teoria e prática.


MEIA-PATACA - A TERCEIRA MARGEM: Uma revista literária em Cataguases (1948-1949)

Prof.Dr. Joaquim Branco Ribeiro Filho.

Ano: 2008

Resumo


Pesquisa que visa a marcar a trajetória, bem como a produção e avaliação do movimento que se formou em torno da revista Meia-Pataca (1948-49) em Cataguases por um grupo de estudantes do Colégio de Cataguases. Entrevistas com os criadores da revista, bem como coleta de opiniões de críticos e poetas consagrados sobre o trabalho produzido nos números da publicação. Contatos e influências durante a evolução do grupo. Correspondência catalogada. Avaliação dos resultados obtidos.

Palavras-chave: revista Meia-Pataca. Cataguases. Poesia e prosa de ficção. Cartas. Críticas.

(livro publicado)


MERCÚRIO – MENSAGEIRO DOS NOVOS TEMPOS: Um jornal de transição para o Modernismo em Cataguases (1925-1927)

Prof.Dr. Joaquim Branco Ribeiro Filho.

Ano: 2008

Resumo

Estudo sobre a criação, evolução e produção do jornal Mercúrio, criado em 1925 pela Associação dos Empregados no Comércio de Cataguases e que teve como organizador-redator o escritor Guilhermino Cesar, que mais tarde iria se notabilizar pela fundação da revista Verde (1927-29), com colegas do Colégio de Cataguases. Levantamento de vasto panorama político-social da época, bem como de publicações semelhantes como os almanaques e jornais do início do século XX. Produção de fac-símiles de todas as páginas do jornal Mercúrio, por meio de fotos trabalhadas com técnica especial em programas de computador, o que propiciou a preservação futura da publicação que já estava em estado de destruição.
(livro publicado)

Palavras-chave: Jornal Mercúrio. Cataguases. Panorama político-social. Década de 1920

(livro publicado)


O olhar da Memória e a Narrativa fragmentada em Os Algozes do Sono, de Fernando Cesário

Profª Drª Maria José Ladeira Garcia

Ano: 2008

Resumo

A memória como capacidade de lembrar o que permanece no espírito.
Aliada fiel do narrador para a construção do passado como tentativa de desvendar um crime ocorrido há cinquenta anos. O esforço de reconstrução da memória pela lembrança pura, lembrança imagem e percepção. A configuração da memória numa dimensão transcendente, tornando-se, portanto, índice de vida e de imortalidade ao preservar o passado.

(livro publicado)


A literatura de Cataguases nas rodas de leitura

Profª Ms. Anicézia P. Romanhol Bette

Ano: 2009

Resumo

A tarefa principal da educação é formar o indivíduo e não se consegue uma (trans)formação real somente com a leitura que ele tem de mundo, pois é justamente a leitura da palavra que contribuirá para a evolução de seu conhecimento. Uma forma de valorizar e incentivar a leitura é torná-la partilhada, como nas “Rodas de Leitura”. Implementar, nesse contexto, a leitura dos textos literários de autores cataguasenses, interpretando-os à luz da História, fará com que esse leitor visualize a identidade de seu povo de forma mais reflexiva e crítica, valorizando a cultura local.

Palavras-chave: formação do leitor, leitura e literatura



Repensando o ensino de língua portuguesa: a gramática em questão

Profª Ms. Gláucia Maria N. Costa de Oliveira

Ano: 2009

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a importância do ensino da gramática normativa no ensino de língua portuguesa no Brasil e (re)pensar se a metodologia aplicada nas escolas é eficiente para um aprendizado efetivo da língua materna. Como complemento, traz também uma série de exercícios selecionados das obras pesquisadas que servirão como um guia de ajuda para o professor trabalhar em sala de aula com um novo olhar sobre a gramática e uma pequena bibliografia comentada para o início de uma pesquisa sobre o tema.

Palavras-chave: ensino de língua portuguesa, gramática.



Nenhum comentário: